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CNEC inicia semana de discussão do Projeto Pedagógico de Curso
Cerca de vinte gestores e coordenadores de cursos do Ensino Superior
participaram do primeiro dia de capacitação para o Projeto Pedagógico de Curso
(PPC) da CNEC. Realizado em Osório (RS), entre os dias 18 e 21 de março, o
evento pretende padronizar processos e discutir grande curricular, disciplinas
e Comissões Próprias de Avaliação (CPAs).
Na abertura do evento, o reitor do Centro Universitário Cenecista de
Osório, Juarez Ramos Júnior, deu as boas-vindas aos colegas. “Temos uma ótima
oportunidade para debatermos novos caminhos de ensino, de formação de um
projeto padronizado”, apostou.
Os participantes receberam orientações sobre o Planejamento Estratégico
Corporativo da CNEC (2019-2023) durante palestra ministrada pelo gerente do
Ensino Superior, André Assumpção. “Com o crescimento da Rede CNEC, sentimos a
necessidade de padronizar o modelo de PPC para que todas as unidades possam
aplicar o mesmo método”, argumentou.
As explicações do gestor foram voltadas para os direcionadores das
políticas educacionais e os documentos norteadores do Projeto Pedagógico como o
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A apresentação também focou nas
diretrizes e na estrutura do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
(Enade).
O gerente de Planejamento e Gestão, Érlei Araújo, palestrou sobre as
características do “Coordenador-Gestor”, que consistem nas funções gerenciais,
políticas, acadêmicas e institucionais que cada um deve possuir para estar à
frente de uma instituição. Isso tem a ver com a captação de alunos, a busca por
fontes alterativas de recursos e a divulgação dos diferenciais do curso, por
exemplo.