Blog

07/06/2024

Solidariedade ao Rio Grande do Sul

O esforço conjunto de toda a Rede CNEC em prol da Campanha SOS Rio Grande do Sul marca um grande ciclo de união entre as unidades cenecistas, com ações solidárias de apoio à reestruturação e recuperação das comunidades afetadas



Por meio da Campanha Solidária SOS Rio Grande do Sul, lançada logo no início das enchentes e destinada a ajudar os cidadãos e famílias gaúchas desabrigadas ou em situações de dificuldades, todas as nossas unidades estão unidas em prol desta causa, demonstrando que a solidariedade é essencial tanto no momento da crise quanto no processo de reconstrução que vem a seguir.


Atualmente, a campanha envolve a arrecadação de donativos, incluindo alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza, água, entre outros recursos fundamentais. Para potencializar a iniciativa, estamos mantendo contato direto com nossas unidades educacionais sobre as reais situações em cada comunidade e assegurando que ocorra uma comunicação eficiente entre todos os envolvidos, para que possamos, por meio do diálogo e do acompanhamento da situação em cada instituição, organizar as ações e projetar novos meios de enriquecer a nossa campanha solidária, tornando-a ainda mais efetiva a cada etapa de reconstrução e retomada das comunidades gaúchas.


Neste sentido, nos dias 13 e 14 de maio, as equipes da Coordenação de Educação Básica e do Ensino Superior se reuniram com os diretores de todas as unidades cenecistas do país para realizar o planejamento de metas e identificar oportunidades de auxílio às unidades localizadas no Rio Grande do Sul, que enfrentam desafios significativos após os recentes desastres naturais causados pelas enchentes no estado. Esse esforço coletivo evidencia  a união entre as nossas unidades para a promoção de ações solidárias e organizadas para apoiar a reestruturação e a recuperação das comunidades afetadas.


Equipes de voluntários, compostas por colaboradores e alunos, estão atuando diretamente nas áreas afetadas, oferecendo suporte físico e emocional às famílias desabrigadas. Um exemplo significativo dessa mobilização é o núcleo do curso de Direito da Faculdade CNEC de Gravataí, que está trabalhando para colocar em prática o projeto de auxílio jurídico gratuito destinado às vítimas das enchentes ocorridas. O Projeto Integrador visa oferecer suporte jurídico em várias frentes, facilitando o acesso a documentos e benefícios essenciais para a população afetada. Estruturado para atender uma série de necessidades emergenciais das vítimas das enchentes, o projeto oferece uma gama serviços, incluindo:


  • Emissão de segunda via de documentos;

  • Saque do FGTS por calamidade pública;

  • Liberação adicional do seguro-desemprego;

  • Antecipação de benefício previdenciário;

  • Orientação sobre como acionar seguros;

  • Suspensão de financiamentos imobiliários.



A diretora da Faculdade CNEC, Mariéle Padilha Flores, ressaltou a importância desta iniciativa, reafirmando as necessidades urgentes da população e promovendo o desenvolvimento profissional e ético dos alunos:


"As enchentes trouxeram desafios imensos para muitas famílias, e nosso objetivo é oferecer um alívio significativo por meio de serviços jurídicos que podemos ofertar. Além de ajudar a reconstruir vidas, é uma oportunidade de aprendizado para nossos alunos. Eles terão a chance de aplicar seus conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolvendo competências práticas e um senso profundo de responsabilidade social. Estamos comprometidos em fornecer uma base sólida para a recuperação, demonstrando que a solidariedade e a educação podem caminhar juntas para transformar a realidade do povo gaúcho." 


As ações realizadas não só trazem alívio às preocupações e necessidades imediatas, como também fortalecem a união comunitária, criando uma rede de apoio robusta e eficaz. Nosso espaço se torna, assim, mais um ponto de apoio e responsabilidade social e, por meio do esforço de inúmeras equipes cenecistas, promovendo um impacto significativo para amenizar as consequências diretas  das enchentes na vida dos gaúchos. 


Pensando em ações futuras, há um compromisso com a reestruturação das unidades afetadas e das comunidades. Assim, estamos fazendo contato direto com as unidades sulistas para identificar e atender às suas necessidades específicas, garantindo que as nossas escolas, faculdades e centros universitários possam retomar suas atividades com o mesmo foco e garantia de excelência educacional com que a CNEC sempre se comprometeu. Entre as iniciativas planejadas, destacam-se:


  1. Reparos e reestruturação

  2. Apoio educacional

  3. Auxílio às famílias e colaboradores

  4. Parcerias e doações

  5. Eventos beneficentes e campanhas de conscientização


A visão de futuro envolve a recuperação das estruturas físicas, bem como o apoio contínuo às famílias e aos colaboradores afetados. É fundamental assegurar e contribuir para que todas as pessoas possam voltar a um ambiente de convívio e aprendizado seguro e acolhedor, contribuindo para a retomada da normalidade e do desenvolvimento educacional como um todo. Pensando nisso, a Campanha acolhendo as famílias e reconstruindo as comunidades visa levar ao Rio Grande do Sul ajuda contínua e direcionada efetivamente aos pontos mais necessitados.


O grande objetivo dessa 2ª etapa da nossa campanha solidária é mobilizar todas as unidades educacionais da rede CNEC para apoiar as ações de reparos, reestruturação, apoio educacional e auxílio às famílias e aos colaboradores, por meio de campanhas de conscientização, parcerias e doações, visando à recuperação das áreas afetadas no Rio Grande do Sul, assim como a reposição dos materiais escolares dos estudantes gaúchos.


Para isso, é imprescindível a implementação de ações coordenadas pelas unidades de educação básica e ensino superior que possam amparar e proporcionar o auxílio necessário, garantindo uma recuperação sustentável e eficiente. De acordo com cada realidade, as ações a serem implementadas no decorrer do ano servirão de apoio ao atendimento das seguintes necessidades:



  1. Apoio Educacional


  • Distribuição de kits escolares: arrecadação, envio e distribuição de kits escolares completos, incluindo livros didáticos, cadernos, lápis, canetas e mochilas, para estudantes que perderam seus materiais.

  • Apoio pedagógico: disponibilizar reforço escolar e suporte psicológico para ajudar os alunos a retomarem seus estudos, tendo como suporte as videoaulas  dos Estudos Orientados Online oferecidos pela Rede CNEC.

  • Oficinas e atividades extracurriculares: ações pedagógicas de estímulo ao aprendizado e promoção do bem-estar emocional, as quais podem ser realizadas com o apoio   dos Itinerários Formativos Online, entre outros conteúdos e cursos livres ofertados pela nossa rede de ensino.


  1. Parcerias e Doações


  • Parcerias estratégicas: estabelecer parcerias com empresas e organizações locais e nacionais para ampliar a arrecadação de donativos.

  • Captação de recursos: criar campanhas de captação de recursos, como a doação de materiais de construção, por exemplo, para a reestruturação das comunidades e famílias afetadas.

  • Auxílios com materiais que atendam às necessidades básicas diárias, como produtos de higiene e alimentos.


  1. Reparos e Reestruturação


  • Avaliação de Danos: mobilizar equipes dos cursos de engenharia e arquitetura da rede para realizar avaliações detalhadas dos danos nas infraestruturas das unidades educacionais afetadas, bem como da comunidade na qual estão inseridas.

  • Elaboração de projetos de recuperação: desenvolver projetos de recuperação, priorizando reparos em salas de aula, laboratórios, bibliotecas e áreas de convivência.

  • Execução das obras: planejar e executar as obras de reestruturação de maneira eficiente, utilizando mão de obra local e recursos sustentáveis.




Com a união de todas as unidades da rede CNEC, é possível transformar este momento de crise em uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a educação, a comunidade e o futuro do povo gaúcho. 


A diretora do Colégio CNEC de Encantado, Tatiane Ângela Dalpian, relata um pouco da realidade vivida pela unidade:


“Algumas turmas estão em aulas presenciais, enquanto outras seguem no ensino remoto. Embora a escola esteja em processo de reestruturação, ainda enfrentamos desafios relacionados ao acesso escolar devido a diversas dificuldades, como os desmoronamentos em diversas regiões que impedem a passagem em algumas áreas. Muitas famílias, incluindo alunos e professores, perderam seus bens ou estão em situações difíceis. Estamos adaptando nossas práticas para atender a essas necessidades específicas e garantir a continuidade da educação. Com união e a ajuda de todos, vamos reerguer nossas comunidades e superar esta etapa, entrando em um novo ciclo de grandes conquistas.”


Nossa missão é promover a educação de qualidade e a cidadania plena entre os estudantes cenecistas e todos os educandos brasileiros, desenvolvendo e auxiliando o crescimento das nossas comunidades. Por meio de uma série de ações coordenadas, buscamos não apenas enfrentar as dificuldades imediatas, mas também fortalecer a união social e a solidariedade. Assim, reafirmamos nosso propósito de transformar adversidades em oportunidades, construindo um futuro mais resiliente e esperançoso para todos os membros da nossa rede, especialmente ao Rio Grande do Sul neste momento.


A essência do ideal cenecista, que vê na educação um poderoso instrumento de transformação social, se reflete ao ver nossos alunos, professores e colaboradores se unindo cada dia mais, reafirmando, incentivando e ampliando o nosso propósito de formar cidadãos conscientes e ativos na construção de uma sociedade mais justa e solidária. 


Ao olharmos para o futuro, é essencial mantermos essa postura de apoio mútuo, garantindo que os esforços de hoje resultem em um amanhã melhor para todos os gaúchos. Nossa missão vai além do presente, focando no futuro do povo rio-grandense, que, apesar das adversidades, pode contar com a parceria, a dedicação e o compromisso contínuo de toda a CNEC e suas unidades.